Como Atender corretamente e fidelizar agências

No artigo abaixo abordamos como entrar e permanecer no mercado de trabalho através de boas práticas de comportamento.

ministerio-do-turismo
Recepcionista em evento na Sociedade Hípica de Campinas

O que você precisa saber para iniciar como Recepcionista /Promotora de Eventos
Para quem imagina que trabalhar em eventos é diversão ou hobbie, já posso começar dizendo que isto é uma ilusão. Sim, há quem faça eventos para obter uma renda extra e complementar um trabalho fixo, mas para uma boa parte das pessoas é, de fato, uma Profissão. Embora não exija necessariamente uma formação técnica específica, demanda uma série de habilidades e competências para o bom desenvolvimento do trabalho.
Então, para quem busca conhecer sobre como funciona o trabalho como Recepcionista/Promotor(a) de Eventos, aqui vai um compilado com aquelas que julgo as principais informações que você precisa saber.

Agências:
Há no mercado uma infinidade de agências que desempenham este tipo de trabalho, entre elas, existem as sérias e confiáveis, mas também há diversas opções que te trarão problemas. Há muitas pessoas mal intencionadas, os mais diversos golpes ou mesmo agências que são reais, mas conhecidas por falhar em cumprir as condições combinadas, falhar ou atrasar com pagamentos sem aviso prévio, etc.
A dica básica aqui é: pesquise referências das agências onde for se cadastrar. Se você conhece pessoas da área, pergunte a elas sobre as agências confiáveis que elas conhecem e comece por aí. Se você não conhece ninguém da área, busque referências nas mídias sociais, veja um pouco dos trabalhos realizados pela agência, se receber contatos privados com propostas de eventos, antes de mais nada, saiba com quem está falando, qual a agência em questão, veja se possui site, página do Facebook, Instagram ativo, e-mail corporativo, etc. Comece aos poucos, não se prenda a uma agência, mas também evite se expor de maneira excessiva, até que tenha um pouco mais de segurança.
Cada agência possui um processo de cadastro e seleção, se familiarize com cada um deles para otimizar sua candidatura às vagas.

Vagas:
Dentro do segmento de eventos, há diversos perfis de vagas. Ao se candidatar a cada uma delas, certifique-se de que você tem perfil adequado, está apto(a) e realmente interessado(a) em exercer aquela função.
Por exemplo, no caso de Promotores(as), há vagas que exigem basicamente abordagem do público. Antes de se candidatar, pense: você gosta, se sente confortável em realizar abordagem? Se você é muito tímido(a), pode ser uma atividade incômoda para você e o seu resultado será prejudicado. Você pode ser avaliado de maneira negativa pelo cliente/agência apenas por estar realizando uma atividade que não é do seu perfil. Imagine que, se é uma primeira chance de mostrar seu trabalho, você pode prejudicar seu início naquela agência.
Verifique as condições da vaga antes de se candidatar. Seja transparente, tire dúvidas, se for o caso.
Em geral, as agências divulgam suas vagas abertas já com as informações básicas para que os profissionais avaliem e se manifestem quando interessados.
Tenha o cuidado de manter sua agenda sempre atualizada para evitar confusões de data e se candidatar a vagas para datas e horários que você não terá disponibilidade

Fotos:
A maior parte das seleções de grandes eventos passam pelo Casting por foto. O material fotográfico é um detalhe bastante importante, ainda mais se você não tem histórico com a(s) agência(s) onde irá buscar trabalho.
O material fotográfico precisa ser profissional? Não necessariamente. O mais importante é que você se dedique para verificar se suas fotos se encaixam na necessidade da agência de eventos e favorece sua escolha perante outros profissionais.
O que é importante é que o material atenda o objetivo de mostrar seu perfil, características reais. Algumas dicas: Não envie fotos que foram tiradas em grupo recortadas, evite filtros e edição em excesso. Se for fazer um ensaio profissional específico para isto, evite superprodução, maquiagem muito carregada, penteados muito elaborados, etc. É muito importante que o seu material mostre você o mais natural possível e o cliente deve ter a visão de você como terá no dia do seu primeiro evento.

Aqui, faço também algumas recomendações especificamente pela realidade da BlueTie, por atendermos na imensa maioria eventos corporativos e formais:
- Use roupas discretas, evitando decotes, transparências ou trajes muito sensuais;
- Evite fotos com bebidas alcoólicas e cigarros;
- Evite fotos com óculos escuros ou acessórios que escondam as suas características;
- Registre, quando possível e permitido, os eventos que participa; fotos suas no dia a dia de trabalho também são ótimas para mesclar com o book, caso tenha.

Habilidades:
No segmento de Eventos, de interação constante com pessoas, imprevistos e rotina dinâmica, algumas habilidades podem fazer a diferença e fazer você se destacar perante outros profissionais. Acredito que as principais são:

Educação e cortesia:
O básico para quem trabalha em atendimento ao público. Ser cortês e educado ao se relacionar com a sua equipe, supervisão, clientes, convidados ou qualquer pessoa que esteja ao redor torna a convivência muito mais fácil e agradável.

Pontualidade:
Neste segmento, muitas vezes não há segunda chance... Um evento com duração de 1 dia, tem apenas aquele momento para dar certo! O atraso de qualquer membro da equipe pode ter um resultado desastroso e na maioria das vezes, não há como compensar depois.

Proatividade:
O mundo dinâmico dos eventos exige muitas vezes que você esteja atento e disponível para realizar atividades antes que te sejam solicitadas. Nem sempre o cliente consegue pedir passo a passo tudo o que ele pode precisar. Se você enxerga algo que pode ser melhorado e onde você pode ajudar, ofereça ajuda e contribua. (Aqui vai uma ressalva importante, tenha o cuidado de não ser invasivo, de sentir a receptividade do cliente às suas contribuições e de, ao tentar ajudar, não abandonar seu posto de trabalho ou prejudicar a sua atividade para tentar atender outras demandas)

Flexibilidade:
A capacidade de lidar com imprevistos é imprescindível para quem quer se dar bem em eventos. Muitas coisas saem fora do programado e você tem que estar preparado(a) para fazer ajustes o tempo todo.

Boa comunicação:
A equipe de Promotores/Recepcionistas é quem representa a imagem do seu contratante. Muitas vezes, o primeiro contato do convidado/cliente ao chegar no ambiente será com você, então a habilidade em se expressar de maneira clara, correta, dar instruções e ser bem entendido faz parte do seu principal objetivo no trabalho.

Facilidade de relacionamento interpessoal:
A cada dia você pode estar rodeado de pessoas diferentes, temperamentos e personalidades diversas, tanto na sua equipe de trabalho, como no grupo de clientes, convidados, fornecedores que você pode ter que atender ou conviver. A facilidade em lidar com gente e adaptar-se a diferentes perfis de pessoas é fundamental.

Dicas gerais que vão te ajudar em qualquer agência:
- Sempre chegue um pouco antes do horário. Se programe com uma margem para que não se atrase por qualquer imprevisto;
- Evite o uso do celular durante o trabalho;
- Mantenha postura profissional;
- Mantenha seu uniforme apresentável. (O traje básico para quando o cliente não fornece uniforme costuma ser o Terno / Terninho preto. Mantenha esta peça básica no seu guarda-roupas bem cuidada, evite ir ao evento com o traje amassado, manchado, desalinhado)
- Nunca falte ou se ausente sem justificativa. Este é o maior transtorno que você pode causar, deixando na mão um cliente que conta com você. No caso de qualquer imprevisto, SEMPRE mantenha contato com a agência. Na maioria das vezes (e no caso da BlueTie isto é uma certeza) falta sem justificativa é motivo para que você seja retirado do Casting. Se não podemos confiar em você, não há segunda chance.

E, para fechar, uma dica de ouro:
- É fundamental ter bom relacionamento e fortalecer o networking, porque neste segmento as indicações contam muito! A referência positiva de um outro profissional a seu respeito tem enorme influência nas seleções e criação de novos contatos. Manter as portas abertas por onde passa pode ser uma forma interessante de construir sua boa reputação e garantir um melhor volume de trabalho nas agências. Seja alguém com quem as pessoas querem estar e trabalhar junto!

Autoria: Equipe BLUETIE Casting
www.bluetie.com.br
www.bluetiecasting.com.br

error: Cópias de conteúdo sem autorização são proibidas. Se precisa de algo fale com a gente.
× Como podemos ajudar?